quarta-feira, 22 de julho de 2009

Festa Julina do Asilo

Foi realizada no domingo, dia 12 de julho, a Festa Julina do Asilo São Vicente de Paula. O evento ocorreu depois do almoço e contou com a participação dos idosos que são assistidos pela entidade, além de convidados.

Sunplus

A Festa ocorreu no galpão interno do Asilo e trouxe lazer aos queridos ‘velhinhos’

Sunplus

Fátima, organizadora do evento

!Protesto!

A rede Globo não passou a final da libertadores para todo o Brasil? Grande m... Quem precisa da rede globo para viver nunca leu um livro, e torcedor apaixonado não precisa da TV. Escuta no rádio, vai na casa do vizinho, acompanha pela internet ou sei lá. Com mídia ou sem mídia, com reconhecimento ou não de Rio e São Paulo, vencendo a final ou perdendo, somos vencedores e temos mais história que metade dos times de Rio e São Paulo, só perdemos para São Paulo, Santos e Flamengo, com o Palmeiras um empate técnico, temos mais internacionais e eles nacionais. Mas é bom pra mineiro parar de puxar saco de paulistas e cariocas, pois pra eles somos inferiores, e muitas vezes o que fazemos é ser complacente com este pensamento absurdo.
SOU DO MUNDO,SOU MINAS GERAIS. DÁ-LHE CRUZEIRO.
Protesto do cruzeirense Luis de Morais Júnior!
Quer protestar também, então não passe raiva, mande seu protesto via e-mail, através da folhajacutinga@gmail.com e seja ouvido e lido por Jacutinga.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Roni ‘Bon Jovi’ Molinari

Quero usar este espaço para falar de uma pessoa fantástica, um roqueiro que dividiu sua paixão pelo rock n’ roll com Jacutinga inteira. É ele, o famoso Roni Bon Jovi, que tomou a frente, e trouxe um show de rock de qualidade  para Jacutinga, e ainda de quebra ajudou a Casa da Criança. Me lembro quando ainda trabalhava na Gazeta em 2007, e fui fazer uma reportagem na funilaria do Roni, no dia 13 de julho, e este ao comentar sobre o Dia do Rock naquela época, me disse sobre o seu desejo em trazer uma banda de rock, e chamar todos os roqueiros da cidade para comemorarem juntos o Dia do Rock. E não deu outra, dito e feito, o melhor dia de rock que Jacutinga já teve. Era grande a felicidade minha e de meus amigos. Destaque para os dois roqueiros mais entusiasmados da noite, Fernando Filetti e Luciano Manelão, grandes amigos que já tiveram bandas de rock em Jacutinga, mas hoje curtem uma aposentadoria dos palcos. Valeu Roni.

SUNP0009 (3)

 

Elogio a Voz de Estupidez
O jornal ‘chapa-branca’ A Voz de Jacutinga, edição 55 de 11 de julho de 2009, trouxe em seu editorial, chamado “Os equivocos (sic) de cada dia”, um texto em resposta a minha crítica sobre o erro deles em trocar, de maneira vergonhosa, o nome do bairro do Mons. Vieira, por Mons. Dutra.
E como é de costume deste chapa-branca, o texto vem recheado da mais pura ignorância que lhe é peculiar.
Eu sei que muitos esperam uma resposta a este editorial medonho, mas infelizmente vou ter que decepcioná-los, pela simples e única razão que não vou me rebaixar ao nível de um chapa-branca que caiu de pára-quedas em Jacutinga, que não tem nenhum comprometimento com o bem estar dos meus conterrâneos, que faz um jornalismo de quinta categoria, e que tem como seu maior objetivo, colocar mensalmente no bolso, 4 barão do povo jacutinguense.

VII Festa Italiana

Neste sábado, dia 18 de julho, será realizada a VII Festa Italiana, na Rua Santo Antônio, 555 - Centro, Jacutinga/MG, à partir das 20h. O evento vai contar com a banda Volare e o Grupo de Dança La Bella Itália, e terá no cardápio mortadela Cerati, pão italiano, queijo parmesão, berinjela e Sardenha e dois tipos de macarrão, acompanhados de vinho tinto seco e suave. Mais informações pelo telefone 3443-6574.

Entrevista com Marcelo de Paula

Marcelo de Paula, 30 anos, natural de Jacutinga, primeiro mandato como vereador e presidente da Câmara Legislativa Municipal.

Folha - Destaque o principal projeto aprovado pela Câmara neste primeiro semestre.
Marcelo - Neste primeiro semestre aprovamos 28 projetos. No meu entendimento todos têm a sua importância para o município. No âmbito Executivo, aprovamos as doação de terreno para a construção do futuro Pronto Socorro e doação de terreno para a construção do Posto do INSS, ambos na antiga lagoa do Coronel Rennó; Regulamentação de terrenos populares (César Matile, Monsenhor Vieira, Bom Conselho, Sapucaí, São Sebastião dos Robertos), dentre outros. 
No âmbito Legislativo, retomamos às reuniões semanais, a obrigatoriedade da prestação de contas das diárias de viagens dos vereadores; efetuamos nova pintura na Câmara; Cortamos gastos mensais na casa dos R$ 35.000,00. Essa economia será responsável pela compra de uma Máquina PATROL NOVA para o município, ou seja, estamos devolvendo o dinheiro do povo para o povo. E, sem dúvida, aprovamos outros projetos de importantes para Jacutinga.    

Como você avalia sua atuação como presidente da Câmara.
Deixo essa resposta para a população jacutinguense analisar. Asseguro que estou me empenhando com muita responsabilidade, seriedade e clareza, frente ao Poder Legislativo.    

 

Na última edição, publicamos uma matéria a respeito dos lixões de Jacutinga, sendo você representante do Partido Verde na Câmara Municipal, qual a sua posição a respeito deste assunto.
Já manifestei publicamente por duas vezes, em sessão da Câmara, ser totalmente contrário aos lixões espalhados pela cidade. Inclusive, já é de conhecimento do Promotor de Justiça, que é procurador do Meio Ambiente. Já conversei com autoridades locais, e podem ter certeza de que não fujo às minhas responsabilidades partidárias e, porque não, de cidadania. Já acompanhei o Promotor local em diligências às obras do Gasoduto, entre outras envolvendo a preservação do Meio Ambiente; Também acompanhei as podas de árvores feitas CEMIG recentemente.

 

Como está o andamento do projeto de planos de cargo e carreira dos professores.
O referido projeto está na Comissão de Educação e aguarda às emendas que serão remetidas pela Secretaria Municipal de Educação em consonância com o professorado. Não vemos a hora de votar esse projeto, que a meu ver, será um marco para a nossa gestão. 

 

Para finalizar, o desempenho do executivo municipal neste primeiro semestre, contando com a maioria governista, é satisfatório do seu ponto de vista.
Não há como negar que enfrentamos uma crise econômica mundial que afetou o nosso município. A maioria na Câmara é da base governista sim, porém, não acatamos tudo que o Executivo mandou para cá, aliás, sempre discutimos, discordamos aqui, concordamos ali; Isso é democracia. Haja vista que dias atrás derrubamos o veto do prefeito! Porém, temos que ser realistas que Jacutinga está progredindo economicamente e em qualidade de vida com essa administração. É claro que existem problemas, mas aos poucos vamos sanar um a um. Neste ano temos exemplos bons, tais como: o sucesso da Fest Malhas, a concretização do asfaltamento do César Matile, a aquisição de veículos novos, o pagamento dos funcionários em dia, as obras do Gasoduto, a manutenção da boa qualidade de ensino, até mesmo o atendimento na saúde, entre outras coisas.
No meu entendimento o funcionalismo público necessita, urgentemente, de reajuste salarial; precisamos ter um plano diretor; precisamos tratar o esgoto do ribeirão Santo Antônio; aumentar o repasse mensal do auxílio aos estudantes, melhorar o repasse mensal às instituições filantrópicas locais, enfim, temos muito o que fazer ainda.

Felipe 037

Marcelo de Paula, presidente da Câmara Municipal de Jacutinga

Dia Mundial do Rock, Roni e Bon Jovi

Como já havia sido anunciado neste jornal, a segunda-feira dia 13 de julho, foi um dia que entrou na história de Jacutinga. Pela primeira vez, o Dia Mundial do Rock foi comemorado por muitos roqueiros que se uniram na Rua Floriano Peixoto para cantar junto com a Banda Bon Jovi Cover - These Days.
E claro, quem mais poderia ser o organizador deste pesado evento, senão ele, “Oh Rooooni”  Roni Bon Jovi Molinari.
Apesar de ser uma segunda-feira gelada, cerca de 500 roqueiros compareceram, com suas sacolas de alimentos não períciveis, para ajudar a boa e assistencialista Casa da Criança. Rock também é filantropia, quem disse que não?
O show começou por volta das 20h30, e a turma do These Days, Fefe (vocal), Carlinhos (guitarra), Fábio (baixo), Kilder (teclados) e Marcelo (bateria), entoaram os grandes clássicos de Bon Jovi, Livin On a Prayer, You Give Love a Bad Name, I´ll Be There For You, Always, Its My Life, Runaway, Bed Of Roses, These Days, In These Arms, e muitas outras. Foi um repertório que certamente agradou os admiradores mais fanáticos e pessoas que simplesmente estão na noite pra curtir um bom show ao vivo.
Vale ressaltar a iniciativa do Roni Molinari, talvez o roqueiro mais fanático e apaixonado de Jacutinga. Parabéns Roni!
Gostas do delírio... Baby!

SUNP0038 (2)

SUNP0037 (3)

SUNP0036 (2)

SUNP0035 (2)

SUNP0031 (3)

SUNP0029 (4)

SUNP0009 (3)

SUNP0026 (4)

sábado, 11 de julho de 2009

Aqui é a cidade do lixão

Jacutinga é muito engraçada e peculiar ao mesmo tempo. Tem moradores que não podem ver um terreno baldio que logo o transformam em um lixão. Como é bom não ter que separar o lixo, como é bom ir lá do outro lado da rua e depositar o lixo, sem o menor trabalho, sem o menor constrangimento. Bem aventurados aqueles que não pensam duas vezes antes de emporcalhar o terreno alheio, porque serão chamados de “reles excremento humano”.
O bairro do Cesar Matile, conta com um lindo lixão comunitário, onde se pode ler “ADM - 2005-2008”. Qual seria o propósito de se fazer um lixão deste tipo? Será para facilitar a vida dos gari ou do caminhão de lixo? Ou será para tornar os moradores daquele bairro acomodados? Essa é uma dúvida que nem mesmo o todo poderoso sabe tudo “Google” sabe responder.
E onde estarão as autoridades para fiscalizar tal desmazelo da raça humana? Será que estão bem vestidos em seus palitós limpos e bem passados, solitários em um gabinete bem arejado por um ar condicionado? E o partido que promete e garante que cuida do meio ambiente? Dizem as boas línguas que esse tal partido “joga verde para colher maduro”.
A única certeza, é que o bairro Cesar Matile conta com lixão na sua primeira rua. Desde que o mundo é mundo, e Jacutinga é Jacutinga, um lixão nunca serviu para dar beleza e prestígio a um bairro. Talvez fosse o caso de construir no local do lixão, um belo parque, com árvores, plantas, melhor definindo um jardim comunitário, onde todos os moradores pudessem cuidar juntos. Mas antes que isso aconteça, vamos esperar por Papai-Noel no dia 25 de dezembro.

SUNP0006 (2)

Lixão localizado na entrada do bairro Cesar Matile. Desde uma casca de banana, passando por móveis até restos de animais mortos, você encontra aqui.

SUNP0003 (4)

No terreno baldio localizado a rua Luciano Moredo Rios, ‘algum’ cidadão desconhecido se aproveitou da falta de fiscalização das autoridades e jogou no terreno o seu ‘lixão.

SUNP0029 (2)

O famoso lixão localizado no bairro Mons. Dutra com Jd. Déa, é um ‘bode preto’, não tem como e não tem ninguém para resolver esta falta de educação com o meio ambiente.

Pinguelas e Pontes

O estado de conservação de uma ponte foi motivo de uma FOLHA LEGENDA da edição número 6 deste modesto semanário. Infelizmente, nenhuma providência foi tomada. Mas não há problemas, nós que aqui estamos, para vós que falamos, vamos enfocar outra vez essa questão da ponte da rua Marechal Deodoro, que passa por cima do Ribeirão Santo Antônio. Você pode até dizer: “Mas aquilo não trás nenhum perigo ao pedestre, e muito menos aos veículos”, claro que não trás ‘aquele’ perigo absurdo, mas não custa nada a Prefeitura Municipal, chamar um pedreiro, comprar um cimento, uns tijolos e fazer um muro de proteção, um serviço que não durará mais que um dia.
Chega de ponte, vamos falar de pinguelas, ou melhor dizendo, o que era para ser uma pinguela, veja a foto e diga se aquilo ali é uma pinguela. Para deixar o leitor a par dos fatos, aquela pinguela está localizada no bairro Cesar Matile, e faz uma pequena ligação entre os bairros Cesar Matile e Vila Nazaré. A pinguela é muito usada por crianças que moram no Cesar Matile e estudam na Escola Estadual Maria Roberto de Lima. Como todos podem ver, a pinguela é extremamente segura para o uso de crianças, está bem conservada, o emadeiramento está de pé, não tem buracos, uma bela pinguela apropriada para o uso dos moradores.
Que bom seria, se a pinguela se transformasse em uma ponte, onde além de pedestres, pudessem trafegar veículos. Uma ponte feita de pedra e cimento.

SUNP0003 (2)

SUNP0004 (2)

A pinguela faz uma ligação entre os bairros Cesar Matile e Vila Nazaré. Ela é muito usada por crianças que estudam na E. E. Maria Roberto de Lima.

Sobre oposição, situação e casais safados

O que seria da oposição sem a situação? E o que seria da situação sem a oposição? Na verdade, vice-versa, esses dois lados são como um casal canalha de safados. Brigam, brigam e brigam, mas no fim, acabam fazendo amor na cama do dinheiro público e do poder. Nada é mais saboroso para a oposição do que colocar o dedo em riste da cara da situação e dizer qual é o problema e defeitos dela... E o maior prazer da situação é mandar a oposição dormir no sofá e mostrar quem manda na casa. Essa pode ter sido a maior bobagem que já escrevi nesta coluna, porém, levando em conta o que alguns dizem e escrevem por aí, eu deveria andar com um penico em cada orelha.

 

O Rei do Comércio & Amigos
Naquele mesmo Reino Encantado, um homem de chapéu branco e de sandálias nos pés, aproximou-se de um poste por volta do meio dia, e tirando de seu bornal uma fita adesiva e um cartaz, colou no poste o cartaz que tinha o seguinte dizeres:
“Está para ser lançado em breve no mercado o DVD ‘O Rei do Comércio & Amigos’. Na compra de meio quilo de bananas, você ganhará inteiramente grátis este DVD que sem sombra de dúvida, é um desastre. Não é só com bananas que você ganhará este DVD, na compra de cinco pamonhas você também leva o objeto”.

 

Que adventício!
A FEST MALHAS acabou e a cidade continua cheia de ônibus. Pelo menos é o que eu vejo na rua Santo Antônio.

 

Tudo que bate... Volta!
Uma das maiores proezas da vida, é saber reconhecer aqueles que te auxiliam. Todavia, aqueles que forem auxiliados e não forem dignos da bondade adquiridas, podem até no momento se verem livres, podem até mesmo desprezar aqueles em quem um dia lhe prestaram apoio, podem, se assim pensarem convir, se fecharem em uma confraria aquém da verdadeira sociedade civil, só não podem fugir a um mal necessário... A desforra é inevitável e o perdão facultativo.
Para refletir
"Não caminhe na minha frente; eu não posso segui-lo. Não caminhe atrás de mim; eu não posso conduzi-lo. Apenas caminhe a meu lado e seja meu amigo." Albert Camus.

FOLHA LEGENDA

SUNP0009 (2)

O tão polêmico asfalto do bairro Cesar Matile foi finalmente concluído.

ENTREVISTA COM NATAN DOS SANTOS

A Folha conversa esta semana com o vereador Natan dos Santos, 38 anos, casado, 1 filha, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), primeiro mandato como vereador.

 

Folha - Qual sua avaliação da Câmara Municipal neste primeiro semestre, levando em conta que o governo municipal conta com a maioria dos vereadores no plenário?
Natan
- Todos que acompanharam o trabalho nosso neste primeiro semestre, comprovou que nós estamos trabalhando bem. Fizemos duas audiências públicas, resolvemos o problema dos taxistas, chamamos as professoras aqui no plenário para conversar e resolver os problemas delas. Na legislatura passada só havia duas sessões por mês, agora estamos fazendo todas as semanas. A Câmara tinha dois veículos para uso dos vereadores, nós cedemos um carro para Ação Social e ficamos só com um. Nós estamos economizando, não para fazer capricho, mas porque o vereador tem que ter a consciência que ele já é muito bem remunerado, e não precisa ficar usufruindo dos recursos da câmara em coisas desnecessárias. O dinheiro que é repassado pela prefeitura para a câmara, no fim do ano, ele poderá ser devolvido e a prefeitura terá mais dinheiro para ser investido em melhorias para a cidade.

 

Sendo o líder do governo na Câmara, qual a sua visão da administração municipal neste semestre?
Nós como vereadores sempre fazemos ofícios e indicações para o executivo, e a prefeitura nas últimas semanas tem nos atendido, mas antes estava meio parado. Como todos sabem, os repasses do governo para as prefeituras municipais do Brasil diminuiu drasticamente. Com as isenções dos impostos sobre a venda de carros e materiais de construção, o governo federal não teve mais os recursos que eram disponíveis para os repasses para os municípios, então isso prejudicou muito o orçamento de Jacutinga. Com isso, o executivo cogitou demitir os funcionários contratados para ajustar o orçamento, mas eu como líder do governo, juntamente com os meus companheiros vereadores da maioria, conversamos com o prefeito e assessores, fizemos reuniões constantes, e graças a Deus, ninguém foi demitido.

 

Cite uma área em que a prefeitura deve dar mais atenção, e cite uma área em que a prefeitura está atuando de maneira exemplar.
Acho que a prefeitura deve dar mais atenção ao salário do funcionalismo público, está muito defasado. Eu sei que é difícil, mas os funcionários públicos merecem ganhar um salário melhor. Faz mais de 15 anos que não tem aumento. Então eu acho que o ponto fraco aqui de Jacutinga é a questão do salário do funcionalismo público. Agora, a prefeitura está de parabéns na área da educação. A educação de Jacutinga é de primeira qualidade, todas as crianças tem apostilas, o ensino não perde em nada para as escolas particulares, a estrutura das escolas municipais é exemplar.

SUNP0002 (2)

Natan dos Santos, vereador

Segunda é dia de ROCK N' ROLL

Na segunda-feira, dia 13 de julho, será comemorado o dia do ROCK N' ROLL. Os roqueiros do mundo inteiro festejam o dia da fúria e desordem do gênero musical mais pesado de todos os tempos.
Aqui em Jacutinga, o roqueiro Rony Bon Jovi não deixará por menos, vai fazer o melhor dia do rock nunca antes visto na história de Jacutinga.
Na segunda-feira, dia 13, a partir das 18h30, terá início o “Dia Mundial do Rock”, na Rua Floriano Peixoto, 123 - Centro. A banda Bon Jovi Cover - These Days, da cidade de São Paulo será a grande atração do dia, fazendo um show de 3 horas.
Todos os roqueiros da cidade estão convidados a participar deste evento, lembrando que o valor da entrada é um 1 kg de alimento não perecível (menos sal). Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa da Criança.

SUNP0002 (4)

Roni Bon Jovi, organizador do evento.

“Dia do check-up” avalia saúde de trabalhadores da obra do ponto de entrega do Gasoduto

Cerca de 20 colaboradores das empresas Gascat e Construtora Iben passaram por um check-up completo. A avaliação foi realizada pelo biomédico Ivon Cezar Sales e Mariana Menogini- enfermeira do trabalho. Diversos exames laboratoriais avaliarão como anda a saúde dos trabalhadores da obra do Gasoduto Paulínia/Jacutinga.
No total, doze exames foram realizados (HDL, Glicemia, VDRL, HIV, Uréia, Creatinina, Urina, Fezes, PSA, Trigliceredes, Colesterol e Tipagem sanguínea) e entre outras especificações irão apontar a taxa de gordura, colesterol, anemias...
O “Dia do Check-up” foi comentado por Marcelo Belmiro - arquiteto e gestor da obra. “Existe uma preocupação por parte da empresa no que diz respeito à adoção de ações preventivas na área da saúde, além disso, busca-se oferecer tranqüilidade e qualidade de vida ao trabalhador”, comentou Belmiro.
Para Josué Barbosa - ajudante e colaborador da obra, os exames são muito bem-vindos.
“Acho excepcional esse trabalho, isso tem que ser feito mesmo já que nós trabalhadores não temos tempo para esse tipo de coisa. Agradecemos a empresa por ceder um plano de saúde gratuito e pela presença da enfermeira, sempre preocupada com nossa saúde”, falou Barbosa.
O biomédico Ivon Cezar Sales- responsável pelo laboratório Hemolabor, também comentou o “Dia do Check-up” que foi promovido. “Para nós profissionais da saúde, é gratificante prestar serviços para empresas que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores. Parabéns a toda equipe”, ressaltou Ivon.
A enfermeira Mariana Menogini comentou sobre a importância da prevenção. “A OMS (Organização Mundial de Saúde) salienta que a saúde é o completo bem-estar físico, social e mental do individuo. Portanto deve-se ir alem do rotineiro olhar curativista e pensar em prevenção e promoção da saúde”, finalizou Mariana. Outras ações voltadas à saúde e bem-estar dos colaboradores da obra do Gasoduto estão sendo realizadas, como palestras, encaminhamentos médicos, assistência aos hipertensos e ações de comunicação interna.

Gasoduto Saúde

Ivon e Mariana: diversos exames laboratoriais foram feitos

7º X-TREME

Neste domingo, dia 12 de julho, acontecerá o 7º X-TREME, no Parque de Exposição Benedicto Portugal Rennó, a partir das 10h. A entrada será 5 reais e não será permitida a entrada de bebidas. Organização de Nei Fera e Nei Pavan. Informações 8865-5274.

ERRAMOS

Na última edição de nº 7, data de 4 de julho, na reportagem da pág. 4, “COAPEJA inaugura departamento de café em Ouro Fino”, a Folha cometeu o engano de publicar o nome de Rui Palomo Rodrigues, quando na verdade, é Rui Palomo Roble. Pedimos sinceras desculpas aos leitores e assinantes.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Moradores da Vila Esperança sofrem com mau cheiro

Os moradores da Vila Esperança, que residem na Rua 1, vivem quase que diariamente com o mau odor que advém da propriedade do senhor Walter Bertuci Filho. Segundo moradores, o cheiro se deve ao esterco de porco que o proprietário ou empregados dele, jogam na área que fica junto à divisa com os quintais das residências da Rua 1.
Estivemos na última terça-feira, dia 30 de junho, no bairro Vila Esperança, juntamente com o vereador Natan dos Santos, o qual já representou um ofício na Promotoria da Comarca local para as devida às providências.
Conversamos com alguns moradores sobre o amolo do mau cheiro de esterco que invade residências e até mesmo prejudica o comércio local (vide quadro abaixo).
Procuramos o Promotor Público, Dr. Carlos César Marque Luz, para ouvi-lo a respeito do assunto, mas fomos informados que o mesmo estava com a semana cheia de compromissos, e por isso, agendamos uma entrevista para a próxima semana. Porém, o vereador Natan dos Santos teceu sua ponderação sobre o assunto, “O ano passado, quando não era nem vereador e sim presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Vila Esperança, eu fiz um abaixo-assinado junto aos moradores e levei até a Prefeitura onde não consegui êxito para solucionar o problema. Vim na Câmara e conversei com o presidente na época e também não resolveu nada. Fui até o promotor, e este chamou o Sr. Walter Bertucci Filho, o qual disse que ia fazer um laudo, e através da Prefeitura, com o Margoso, o Sr. Walter conseguiu fazer um laudo dizendo que estava tudo certinho, que o chiqueiro estava uma beleza, que não tinha mau cheiro, não tinha nada. Mas com certeza este engenheiro foi no local no horário que não há mau cheiro, de manhã, quando na verdade, é à tarde que o mau cheiro vem. Como na época eu não tinha força política, eu não consegui resolver este problema. Mas agora, como vereador, eu já fiz uma representação, já mandei ofício para a vigilância sanitária, promotoria, todos que de alguma forma possam resolver este problema, e tenho certeza que em breve nós vamos resolver este problema que tanto tem causado sofrimentos para os moradores da Vila Esperança”, disse Natan.

 

O mau cheiro aqui é comum, tudo mundo reclama, quando dá um vento não tem Cristo que agüenta, é quase todo dia. Alguém tem que tomar uma providência, nós temos dois vereadores neste bairro, não é possível que ninguém vá olhar por nós - José Avelino de Melo

 

Faz doze anos que eu moro aqui, e sempre teve esse cheiro horrível. Eles dizem que não podem proibir porque tem o Matadouro ali, só que o Matadouro é limpinho, é lavado não sei quantas vezes por dia, e aqui do lado não deve ser, porque todo dia o fedor sobe pra cá. Na hora de janta tem que fechar tudo, porque é insuportável o mau cheiro - Maria Zumira da Silva

 

Eu sou dono aqui da padaria, e às vezes o pessoal está lanchando, aí vem um mau cheiro horrível, sempre mais à tarde quando o vento bate de lá pra cá, não tem alguém que agüente o mau cheiro. Isso prejudica o meu comércio, uma hora você está jantando, prejudica a população inteira aqui do bairro, principalmente nós aqui da Rua 1 que estamos mais próximos da propriedade dele - Marcio Mariano Godoy (comerciante local)

Cabo da PM é preso após atirar em secretário municipal

Na terça feira, dia 30 de junho, por volta das 18h30, o Cabo da PM, Márcio Luciano da Silva Prado, efetivo do 3º Pelotão, foi até o Paço Municipal, localizado na Pça das Andradas, e no local, indagou o Secretário Municipal de Controle Interno e Tenente da Reserva, José Vacir Côgo. No meio de um entrevero, o Cabo disparou várias vezes no oficial da reserva com uma Pistola Ponto 40 (armamento de uso específico da PM). Ten. Vacir foi baleado com 7 projéteis, sendo que uns dos projéteis perfurou o intestino e outro o abdômen. Tenente Vacir foi levado às pressas para a Santa Casa, onde passou por diversas cirurgias e não corre risco de morte.
O Cabo Márcio Luciano da Silva Prado, que até então tinha 17 anos de serviços prestados a corporação militar, foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio e levado até a Delegacia de Polícia Civil em Jacutinga, onde prestou depoimento para o Capitão Eduardo Dantas Rosa, comandante da 137ª Com PM/20º BPM, acompanhado pelo Tenente Carlos Paiva, comandante do Pelotão de Jacutinga.
O cabo vai permanecer detido no batalhão de Pouso Alegre.
A motivação do crime, segundo informações lavradas nos autos, se deve a “motivos particulares”.

Polícia frustra tentativa de fuga de 20 presos da cadeia pública de Albertina

A Polícia Militar de Albertina, junto com a de Jacutinga, frustraram uma tentativa de fuga na Cadeia Pública de Albertina, na última segunda-feira, dia 29 de junho. Segundo o Ten. Carlos Paiva, comandante da PM de Jacutinga, foi detectado pelos agentes penitenciários, uma movimentação estranha dos presidiários, “e como é de costume, nós realizamos buscas periódicas no interior da cadeia, para verificar a existência de celulares e outros objetos que possam facilitar a fuga dos presos. E hoje nós detectamos que havia um buraco na cela 5 para cela 4, e na cela 4 no chão havia um começo de túnel, e o final deste túnel provavelmente daria no terreno que tem atrás da cadeia, como já ocorreu várias vezes”, disse Tenente Paiva.
As celas 5 e 4 comportam 10 presos cada uma, e como as celas estavam ligadas por um buraco, os 20 presos provavelmente se aproveitariam do túnel da cela 4 para realizarem a fuga, mas graças à ação rápida da PM, estes presos não obtiveram sucesso e vão continuar excluídos da sociedade até cumprirem suas penas.

Chamem o Pizzaiolo

Edmar Moreira, o deputado do Castelo, e muito conhecido por nós jacutinguenses, escapou da degola. O Conselho de Ética da Câmara arquivou o processo de cassação do deputado por 9 votos a 4, rejeitando assim, o parecer do relator do caso, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que votou pela cassação do deputado. Está garantido o robusto salário de R$ 16 mil para o “Castelão” até o fim de 2010, além é claro de toda regalia que um bom deputado está acostumado: verba indenizatória, auxilio moradia, passagens aéreas, auxilio combustível, uísque importado, e tal e coisa.

 

Vamos matar a Serrinha
Uma sugestão para que o trecho da MG 290, conhecido como Serrinha, não ceife mais a vida de ninguém: Colocar em toda a extensão da ladeira, lombadas e quebra molas, para que os motoristas, principalmente caminhoneiros, sejam obrigados a trafegar no limite de 40 km no máximo. Quem garante que o motorista da carreta que causou o acidente que matou um jacutinguense não estava descendo a uma velocidade alta, o que provocaria a perda da traseira da carreta.

FOLHA LEGENDA

Sunplus

No sábado, dia 27 de junho, foi realizada uma recepção na Câmara Municipal para uma delegação italiana. Após o encontro, houve uma belíssima apresentação dos Sbandieratori, grupo folclórico da Itália. Quem presenciou ficou deslumbrado com tão belas coreografias.

Um equívoco!

O Jornal “A Voz de Jacutinga”, edição 54 de 27 de junho de 2009, cometeu um pequeno engano. Na página 5 da citada edição, foi veiculada a seguinte notícia: “Moradores da Vila Monsenhor Dutra vão receber suas escrituras”, tudo estaria muito bem senão fosse por um simples detalhe, quase que imperceptível. Acho que todos sabem que o Monsenhor Dutra é um dos bairros mais antigo e tradicional de Jacutinga, e com certeza, os moradores deste bairro já devem ter suas devidas escrituras. Talvez se o jornal usasse de um mecanismo muito comum aos jornalistas (ressalta-se que o jornal conta com dois jornalistas registrados no MTB), que é a checagem da notícia, ou seja, apuração dos fatos, iria dar a seguinte informação: “Moradores do bairro Monsenhor Vieira vão receber suas escrituras” o que seria o correto, já que os moradores deste bairro ainda não detém as escrituras de suas propriedades. É muito fácil confundir Monsenhor Dutra com Monsenhor Vieira, tirando o fato de que até uma criança de 5 anos sabe diferenciar um bairro do outro.
Por fim, quero lembrar ao leitor que o referido jornal é bancado com dinheiro público, pois está atrelado a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, e sua distribuição é gratuita. Pelo visto, é um dinheiro muito bem investido para levar até a população informação séria e de credibilidade, mas confesso que daqui para frente, não sei se vou poder confiar em informações veiculadas por um jornal, que além dos erros de ortografia gritantes, não faz uma checagem para comprovar a exatidão dos fatos que noticia.
PS - Somente escrevo sobre o erro do jornal “A Voz de Jacutinga” por entender que ele nada mais é, do que um jornal público, pago com dinheiro público, para informar e bem informar a população. Portanto, o jornal “A Voz de Jacutinga” não configura como um veículo de informação privado e independente. Se fosse um erro da “Gazeta de Jacutinga” ou da “Imprensa de Jacutinga”, eu nada teria que meter o meu nariz no assunto, pois são jornais independentes e privados.

 

Ambulância traz e leva
Uma polêmica está girando em torno do uso da ambulância. Escutei um dia no programa da manhã do Panizolo, uma mulher reclamando que depois que a ambulância lhe pegou em sua residência e a levou, juntamente com sua filha, no Pronto Socorro, para que a menina fosse medicada, e depois, a ambulância, que é por norma, não a levou de volta a sua residência, teve de voltar a pé, com uma criança no colo, de madrugada, depois de ser atendida, isso que ela morava na Vila Esperança, muito distante da Santa Casa. E agora nesta semana, ouvi também no programa da manhã do Léo Fernandes, ele dizendo de pessoas com a mesma reclamação. Se por um lado Panizolo defendeu a mulher, Léo Fernandes argumentou que a ambulância não pode levar o paciente de volta para a casa, pois no meio da viajem, pode ocorrer um caso em que a ambulância seja requisitada por alguém que esteja realmente precisando. Não quero que o leitor pense que eu estou tomando partido de um ou de outro, só citei os referidos radialistas, pois fiquei sabendo deste assunto através de seus respectivos programas.
Eu quero dar aqui a minha posição sobre este assunto. Acho que a ambulância deveria levar sim o paciente em sua residência, mas tem que haver critérios. É lógico que a ambulância não vai levar nenhum bêbado embora e muito menos um jovem saudável, ou qualquer pessoa que possa ir embora sem maiores problemas, mas quando o responsável pelas ambulância notar que a pessoa é uma mãe com uma criança de colo, ou mesmo uma gestante, quando for um idoso, uma pessoa com dificuldades de locomoção, um deficiente físico, e isso quando já estiver tarde da noite e não haver nenhum táxi a disposição das pessoas que se enquadrem neste perfil, aí então, acho que não é nem um dever, mas uma obrigação a ambulância levar estas pessoas embora para suas residências.
Salvo engano, o Pronto Socorro conta com 3 ambulâncias, e acho difícil, para não dizer impossível, que tarde da noite, possa acontecer 3 ocorrências de uma vez no tempo em que a ambulância estiver levando o cidadão embora. Jacutinga não é São Paulo, não é BH, e talvez nem Itapira, onde ocorrências são freqüentes a noite inteira. Como disse, é muito, mas muito difícil, as 3 ambulância serem requisitadas ao mesmo tempo, num curto período de 15 minutos. E no meu entender, a ambulância não está fazendo nenhum favor se for levar a pessoa embora, porque não é o Prefeito Darci que paga a gasolina, não é o chefe de gabinete Léo Fernandes que paga a gasolina, não é o Secretário de Saúde que paga, e não é o vereador Panizolo que paga, mas sim, é a contribuição do imposto do próprio paciente que está sendo levado para sua casa que paga o motorista e a gasolina da ambulância.

Vereador consegue indicação de recursos para infra-estrutura urbana

O Vereador Natan dos Santos (PDT) conseguiu uma indicação do Deputado Federal Mario Heringer (PDT/MG), para que Jacutinga seja beneficiada com uma verba de R$ 100 mil destinada para ações de infra-estrutura urbana. Segundo Natan dos Santos, além de outras obras, estes recursos serão investido na construção de uma calçada ao longo da via que corta os bairros Bom Conselho e Vila Esperança. “Quem já esteve ali, sabe que desde a escola até o bairro Belo Horizonte, é um perigo. Tem crianças que vem ali dos Vieiras, do Belo Horizonte, passa ali pela estrada, não tem uma calçada, não tem um nada. É um risco medonho para estas crianças. Então eu já estou vendo com a prefeitura, com o engenheiro para já estar fazendo um projeto para mandar lá para Brasília e conseguir assim este recurso de R$ 100 mil que será muito importante para a população”, falou Natan dos Santos.

Sunplus

Vereador Natan dos Santos na área onde deverá ser construída uma calçada.

FOLHA LEITOR

“Sou natural de Campo do Meio, MG. Mas me considero filho desta terra Jacutinga. Lá se vão 16 anos desde que ai deixei. Mas preservo no coração uma fase muito importante da vida do tempo que morava em Jacutinga, me recordo com saudades do Colégio Santo Antonio, do curso de contabilidade, do trabalho no escritório do Sr. Dauro Bartolomei, do trabalho no Hotel Estância (Parque das Primaveras), da Fonte são Clemente e outros. Do time de basquete, do campeonato municipal de futebol, dos treinos na ADJ, do programa de esportes na querida rádio Estância de Jacutinga, onde tive o privilégio de atuar como comentarista esportivo no time do Dr. José Alcides e Edésio Galiás, das festas do gado leiteiro e tantos amigos que perdemos contato. Fiquei contente de ver que além da saudosa A Gazeta de Jacutinga – a cidade tem um veículo novo e dinâmico que sabe informar com objetividade e imparcialidade os fatos mais importantes para seus munícipes”.
Marcos Noé Santos - Salvador/BA
Mensagem enviada dia 24 de junho para folhajacutinga@gmail.com - acompanhe a Folha também pela internet, entre folhajacutinga.blogspot.com e não fique por fora.

PLENÁRIO DA SEMANA

Na terça feira, dia 30 de junho, foi realizada a 17ª Reunião Ordinária da Câmara Legislativa de Jacutinga, presidida pelo vereador Marcelo de Paula (PV).
Por haver uma LDO na pauta de votações, não houve oradores inscritos.

 

Ordem do dia
Projeto de Lei Complementar nº 016/2009 (aprovado em 2º turno)
Cria no quadro de pessoal do Município, o cargo de Supervisor do Departamento de Tributação e Arrecadação e estabelece outras providências.

 

Parecer de redação final ao Projeto de Lei nº 018/2009 (aprovado em turno único)
Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária de 2010 e dá outras providências.

 

Projeto de Lei nº 021/2009 (aprovado em 2º turno)
Dispõe sobre a abertura de crédito especial no orçamento municipal vigente e estabelece outras providências.

 

Projeto de Lei nº 025/2009 (aprovado em 1º turno)
Dispõe sobre a abertura de crédito especial no orçamento municipal vigente e criação de ação no Plano Plurianual - PPA 2005/09 e estabelece outras providências.

 

Projeto de Lei nº 027/2009 (aprovado em turno único)
Dispõe sobre a divisão de bens públicos que especifica e estabelece outras providências.

 

Indicação nº 078/2009 (aprovado em turno único)
Encaminhada para o Sr. Darci de Morais Cardoso, Prefeito Municipal, para que sejam notificados os proprietários de terrenos em nosso município para que construam muro e calçada nos mesmos. Tal providência se faz necessária, pois são muitos os terrenos que estão em situação irregular em face do Código de Obras do Município, ou seja, sem muro e calçada, o que faz deles depósitos de lixo e entulhos, além de que a falta da calçada, muitas vezes, obriga as pessoas a transitar pela rua.
Natan dos Santos

 

Indicação nº 079/2009 (aprovado em turno único)
Encaminhada para o Sr. Darci de Morais Cardoso, Prefeito Municipal, para que sejam trocados os móveis que compõem a sala reservada aos familiares no Velório Municipal. A sala da qual falamos destina-se ao descanso dos familiares quando de velórios que ocorrem à noite. Desde a inauguração do Velório Municipal os móveis são os mesmos, necessário, portanto, realizar sua troca, pois já estão bastante estragados.
Marcos Tadeu Nicioli

 

Indicação nº 080/2009 (aprovado em turno único)
Encaminhada para o Sr. Darci de Morais Cardoso, Prefeito Municipal, para que seja fechado com muro o fundo da Escola Municipal de Ensino Infantil - EMEI Prof.ª Helena Pieroni Sebusiani. Que seja feita a instalação do parquinho na área lateral da Escola e que seja feita construção de área coberta onde hoje está instalado o parquinho. Como a quadra coberta pertence ao bairro e não à escola esse acesso não se faz necessário. Mudando o parquinho para outro local a área onde este se encontra hoje poderá se transformar num local de reuniões e/ou outras atividades que a Escola necessita realizar.
Marcos Tadeu Nicioli e Reginaldo Faria de Lima

 

Indicação nº 081/2009 (aprovado em turno único)
Encaminhada para o Sr. Darci de Morais Cardoso, Prefeito Municipal, para que seja realizada a Iluminação, reestruturação, urbanização e manutenção de jardinagem no trevo, localizado próximo a fábrica de guaraná. Trata-se de uma entrada importante de nossa cidade e, tal qual fora realizada a reestruturação no trevo Jacutinga-Itapira, poderá ser feito nesta entrada. Desta forma, além de embelezar o local valorizará o espaço.
Marcelo de Paula

Escola Júlio Brandão recebe instrumentos

No dia 22 de junho, a Escola Estadual Júlio Brandão recebeu diversos instrumentos musicais para a formação de sua fanfarra. Os instrumentos musicais foram cedidos pela Associação Cultural Comunitária Jacutinguense de Radiodifusão, que adquiriu os instrumentos graças a uma verba de R$ 20 mil destinada pelo deputado estadual Carlin Moura (PCdoB). O vereador Ricardo Henrique Panizolo comentou sobre a obtenção do recurso. “Foi uma reivindicação da escola. Agradeço ao deputado Carlin e também a Rádio Comunitária Dynâmica FM pela parceria que resultará em benefícios a muitos alunos”.

 SAMSUNG DIGIMAX A503

Marcello Lujan (presidente PCdoB – Jacutinga), Ricardo Panizolo (vereador PCdoB), Luis Carlos Zungalo (diretor Julio Brandão), Caio Lazanha (Rádio Dynamica FM), Vicente Trivelato (membro do PCdoB) e o maestro Paulo Ferreira.

Prefeito de Lucca visita Jacutinga

No sábado, dia 27 de junho, foi realizada na Câmara Municipal, uma recepção para uma delegação italiana, composta dentre outros, pelo prefeito de Lucca (Itália), Mauro Favilla, e por representantes do Governo da Toscana. O encontro fez parte das comemorações pelos 35 anos de fundação da Associazone Lucchesi Nel Mondo de São Paulo e os 25 anos de fundação do Circolo Toscano de São Paulo.

Sunplus

Público presente

Sunplus

Mauro Favilla, Marcelo de Paula e Darci Cardoso

COAPEJA inaugura departamento de café em Ouro Fino

No Sábado, dia 4 de julho, a Folha esteve presente na inaguração do departamento de café da COAPEJA em Ouro Fino. Na ocasião, o presidente da cooperativa, Sr. Antônio Casceli, e o sr. Rui Palomo Rodrigues, cortaram a fita inaugurativa do novo armazém de café, o antigo IBC.
Logo após, foi servido um churrasco aos presentes, celebrando a mais nova conquista daquele município e da COAPEJA.

Sunplus

Diretoria da COAPEJA: Noé Filho, Antônio Casceli, Antônio Carlos e Geraldo Pieroni

Acidente na Serrinha deixa uma vítima fatal

Um acidente ocorrido na noite de quinta-feira, dia 25 de junho, na MG 290, km 84, famoso trecho da Serrinha, deixou uma vítima fatal e outras três com ferimentos.
Segundo informações da Polícia Rodoviária de Pouso Alegre, um caminhão placas BSF 2572 de Amparo, que ia sentido Itapira, durante a descida em uma curva saiu da pista e bateu contra dois carros que estavam no sentido contrário. O motorista do caminhão Benedito Borges não se feriu.
O motorista da Pampa, placas CJO 1465 de Jacutinga, o empresário João Batista Canela, de 57 anos, ficou preso as ferragens e morreu no local.
Larissa Lucatelli Magalhães, Lara Lucatelli Magalhães e Luara Lucatelli Tonini, que estavam no veículo Wolkswagen Jeta, placas EDM 1530, foram atendidas no local e depois transferidas para hospitais da região.

Show de Prêmios agita a cidade

Foi realizado no último domingo, 28 de junho, em frente ao Palácio das Artes, o Show de Prêmios da Tradicional Festa de Santo Antônio.  Muitas pessoas estiveram presentes para tentarem a sorte e ganhar algum prêmio. O prêmio mais cobiçado por todos, sem dúvida, foi uma moto CG 0 km.

Design by Dzelque Blogger Templates 2008

A Folha de Jacutinga - Design by Dzelque Blogger Templates 2008